quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Emoção.

Sim, eu poderia falar sobre qualquer assunto. Ainda mais depois de um carnaval que deu tanto o que falar, né? Invasão na apuração dos votos do desfile das escolas de samba de São Paulo, a "paradona" da bateria da Mangueira, Daniela Mercury na Portela, o título da Mocidade Alegre ou o da Unidos da Tijuca, com o irreverente carnavalesco Paulo Barros. Mas, por acaso, na segunda-feira de carnaval algo me chamou atenção a ponto de estar martelando em minha cabeça até agora. Ao acordar, por volta das nove da manhã, a atriz e apresentadora, Ana Furtado, tomava café com Ana Maria Braga, no Mais você. Falava sobre a responsabilidade de ser Rainha de Bateria da Grande Rio e da fantasia que usaria no desfile daquela noite na Marquês de Sapucaí. E então, ela se posiciona em frente ao mestre e alguns ritmistas da bateria, e a magia se faz. Ana Furtado canta o enredo da escola que defende com uma paixão, que me leva as lágrimas. O tema? Superação! 


No ano passado, mais precisamente em 07 de fevereiro, um incêndio acidental destruiu quatro barracões na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. Três agremiações foram atingidas pelo fogo: Grande Rio, Portela e União da Ilha. Mas a Grande Rio foi a que sofreu maior perda, 95% de tudo que já estava pronto para o desfile daquele ano. E menos de um mês depois, essa mesma escola entra na avenida e cumpre o seu papel. E foi desse processo de reconstrução que nasceu o enredo desse ano, dando vida ao samba-enredo "Eu acredito em você. E você? ".


Voltei a ver Ana Furtado, dessa vez na avenida. Trazia o mesmo samba no pé, a mesma simpatia e a mesma paixão ao entoar aquele samba. Vestida de Fênix (um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas), representava o renascimento de sua escola.






Tudo bem, a escola não foi a grande campeã do ano de 2012, ficando apenas com a quinta colocação. Mas, independente de formalidades, no quesito emoção, a Grande Rio tem a minha nota 10.


Quem me viu chorar, vai me ver sorrir. Eu acredito em você, pro desafio. E abro o meu coração, cantando a minha emoção. Superação é o carnaval da Grande Rio. "

2 comentários:

  1. Só poderia ser eu o primeiro a comentar aqui e desejo que este blog seja um canal para que o mundo conheça sua sensibilidade e sua critatividade para compartilhar o que você vê, vive e sente no dia a dia.

    Feliz blog, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Superação.

    Eu acredito em você! =)
    Nos encante assim, na simplicidade!

    Beijos! s2

    ResponderExcluir